A CRIANÇA NA ERA DIGITAL
Agência Unipress InternacionalColaborou Adriano Augusto
Os avanços da tecnologia atingem em grande escala as crianças que, em sua maioria, se surpreendem positivamente com cada lançamento digital. Celulares e internet tornam-se indispensáveis no dia a dia, tendo em vista que a agilidade nas informações, comunicação imediata e o relacionamento virtual com os amigos são, hoje, imprescindíveis para a integração social.
Contudo, será que existe uma idade ideal para as crianças terem acesso a internet e celulares? Especialistas afirmam que não é possível determinar o momento exato para isso. Muito por causa das ferramentas estarem inseridas no cotidiano como em escolas na própria casa.
A psicóloga e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anna Lucia Spear King, diz não existir uma idade correta para a utilização das tecnologias e aponta o acompanhamento como solução.
“Não existe uma idade certa, os pais devem ter bom senso para dosar a quantidade do tempo de uso para crianças e adolescentes, observando os sites ou contatos que estes jovens estão fazendo e com quem eles estão se relacionando”, afirma.
Ela acredita que estas tecnologias ganham força com as crianças, muitas vezes pelo fato de serem mais práticas e prenderem suas atenções rapidamente. Desse modo, os pais não medem esforços e acabam incentivando o uso exagerado. “Às vezes, por comodidade e falta de paciência, os responsáveis acham mais fácil deixar que as crianças fiquem entretidas o dia inteiro para não incomodarem o descanso deles”, alerta.
"Usar a internet indiscriminadamente poderá afetar vários aspectos da vida cotidiana, principalmente quando acessada por crianças, cujos pais permitem uma navegação desenfreada, sem um certo limite de uso. As crianças dominam e aprendem bem mais rápido a dominar a tecnologia, o que muitas vezes traz conforto aos pais por acharem que estando ocupadas com um computador ou celular não lhes estão atrapalhando."
Nenhum comentário:
Postar um comentário